sábado, 14 de janeiro de 2012

Johto

Johto

Johto ジョウト地方
Jōto region
Arte da região de Johto
Introdução Gold e Silver
Professor Professor Elm
Iniciais Chikorita, Cyndaquil, Totodile
Vilões Equipe Rocket
Pokédex
Lista Nova PokédexGSC
Pokédex de JohtoHGSS
Anime
Série Original
Temporada(s) A Jornada Johto (3)
Campeões da Liga Johto (4)
Master Quest (5)
Jogos
Geração II, IV
Jogos Gold, Silver, Crystal, HeartGold e SoulSilver
A região de Johto (Japonês: ジョウト地方 Jōto-chihō) é uma grande área do Mundo Pokémon, é também o cenário dos jogos Pokémon Gold, Silver, Crystal, HeartGold e SoulSilver.

Etimologia e conceito

Etimologia

Junichi Masuda disse em sua coluna que o kanji que inspirou o nome da região significa “castelo esplêndido” (城都) ou “palácio em forma de grade” (条都); esse significado está ligado à cidade de Nara, que serviu de base para Violet City.

Conceito

Independentemente de sua proximidade, o povo de Johto e o de Kanto são separados por muitas diferenças culturais. Johto é baseada na região de Kansai, no Japão. Esta característica é mais perceptível em sua geografia, no entanto, a influência de Kansai também define a cultura em Johto. Os moradores de Kansai são conhecidos por suas atitudes contra típicos padrões japoneses, isso se deve, principalmente, à rivalidade histórica entre a região, outrora a principal sede do poder político, e a verdadeira região de Kanto, onde Tóquio, a atual capital, está localizada. O solo da região de Kansai é rico, ao contrário do solo da vulcânica região de Kanto, e é possível que a incapacidade de cultivar Berries em Kanto na segunda e terceira geração seja uma referência a isso. As pessoas de Kansai são consideradas mais tranqüilas. Kansai e Kanto, com todas as diferenças, são as duas áreas mais importantes de Honshu, a maior ilha do Japão, e, assim como Johto e Kanto, representam uma harmonia de culturas contrastantes vivendo juntas. A divisão cultural é mais perceptível nos jogos, visto que o jogador fala com e aprende sobre os habitantes das duas regiões.
Certos aspectos culturais da região de Johto estão profundamente arraigados na história japonesa. Kyoto, que provavelmente serviu de base para Ecruteak City, é considerada o centro cultural do Japão. Kyoto e seus muitos templos históricos, santuários, palácios e jardins, foram preservados. Esta ligação com a história se reflete em muitas áreas de Johto. No entanto, como Osaka, Goldenrod City é tipicamente moderna.

História

1.500 anos antes dos tempos modernos, as Ruínas de Alph foram construídas em Johto, e o primeiro sistema de escrita conhecido – o moderno alfabeto latino – foi desenvolvido. Embora ninguém saiba exatamente quem construiu as Ruínas de Alph, uma pesquisa indica que as pessoas em questão eram de uma civilização antiga que desejava co-existir com os enigmáticos Unown, que possuem grandes semelhanças com as letras do alfabeto. Essa tribo não só transmitiu mensagens nas paredes das ruínas descrevendo os Unown, mas também ergueu uma estátua Pokémon por uma razão desconhecida.
Mais tarde, forasteiros começaram a se reunir perto das ruínas. Como os Unown eram criaturas tímidas, eles rejeitaram o contato com qualquer pessoa, exceto com o clã que os protegia. Para garantir o bem-estar dos Unown, os habitantes das Ruínas de Alph decidiram deixar a região, mas não sem elaborar complicados puzzles para que um dia os Unown pudessem ser convocados novamente. Quanto ao clã, sua busca os levou a uma montanha bem ao norte, onde se encontraram com outro grupo de pessoas que tinham saído do Spear Pillar. Juntos, os dois grupos construíram um templo em homenagem a Arceus, que incorporou elementos das Ruínas de Alph e do Spear Pillar; esta colaboração provavelmente tem a ver com a relação subjacente entre Arceus e os Unown. Desde então, o templo tem sido deixado em ruínas, e seu primeiro piso agora é conhecido como Ruínas de Sinjoh, no entanto, o ritual de homenagem ao Pokémon lendário através da dança continua em Johto, especificamente em Ecruteak City.
Aproximadamente 700 anos antes dos tempos modernos, o povo de Ecruteak construiu duas torres com a esperança de promover a amizade e a esperança entre os humanos e os Pokémons. Elas eram a Torre de Bronze, no oeste, e a Torre do Sino, no leste. As torres tornaram-se pousada de poderosos Pokémons pássaros: Lugia e Ho-Oh, respectivamente. O motivo pelo qual os moradores reverenciam Lugia e Ho-Oh é desconhecido, mas um conto em separado indica que Lugia já havia tido um encontro com o povo de Johto, quando parou uma guerra nas Ilhas dos Redemoinhos, que eram uma única ilha naquela época.
As torres ficaram de pé por cerca de 550 anos, quando um raio atingiu a Torre de Bronze. Ela foi envolvida por chamas, que se alastraram por três dias. Um repentino aguaceiro finalmente apagou o incêndio, mas a torre já estava totalmente queimada. Três Pokémons desconhecidos morreram no incêndio, mas Ho-Oh desceu do céu e os ressuscitou. Os Pokémons revividos foram feitos para incorporar três poderes: o raio que atingiu a torre, o fogo que queimou a torre, e a chuva que apagou o fogo. Quando os Pokémons apareceram, aterrorizaram aqueles que viram sua ascensão. Sabendo de seus poderes, os três Pokémon fugiram, correndo como o vento pelas campinas de Johto. Da mesma forma, Lugia e Ho-Oh voaram pra longe, com a visão da crescente distância entre as pessoas e os Pokémons; eles nunca voltaram para Ecruteak, mas ansiavam por uma pessoa que pudesse tocar os corações e as almas dos Pokémons mais uma vez.
Em torno destes tempos, pequenos eventos ocorreram. 500 anos antes dos tempos modernos, a Farmácia de Cianwood City, a mais antiga farmácia do mundo, foi construída. Cerca de 400 anos atrás, Azalea Town, em Johto, foi atingida por uma longa onda de seca; após trazer a chuva de volta, Slowpoke ganhou uma posição honrosa na cidade.
Na história contemporânea, Ethan/Kris/Lyra deixa New Bark Town para realizar um pedido do Professor Elm. Um menino de cabelo vermelho rouba um dos três Pokémons de Elm e desafia Ethan/Kris/Lyra a continuar sua jornada pela região de Johto. Usando planos elaborados três anos antes, a revivida Equipe Rocket enfurece muitos Gyarados no Lago da Fúria; eles então procedem com o plano de assumir a Torre de Rádio de Goldenrod e contatar Giovanni, que não retorna devido à intervenção de Celebi. Quando são derrotados, Archer, o líder interino, promete nunca mais reformar a Equipe Rocket. Ethan/Kris/Lyra continua reunindo as insígnias de Johto, eventualmente conseguindo todas as oito e viajando para a Liga Pokémon, no Planalto Índigo, em Kanto, onde derrota o atual campeão e entra no Hall da Fama. Mas o maior feito de Ethan/Kris/Lyra foi encontrar as três feras lendárias, bem como convocar os Unown, Lugia e Ho-Oh.

Geografia

Assim como Kanto, a região de Johto tem um clima temperado. No entanto, o clima de Johto é um pouco mais úmido que o clima de Kanto.
Johto é notavelmente mais rural que Kanto. O sul e o oeste da região são abundantes em água. No entanto, Johto ainda é dominada por terra. Goldenrod City, a cidade ultramoderna de Johto, encontra-se no coração da região. Goldenrod é a área tecnológica, industrial e econômica da região. Devido à sua posição central, muitas cidades menores conectam-se a ela. Johto tem uma grande cadeia de montanhas que a separa de Kanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário